quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

ALVÃO

A ideia de um percurso constrói-se e depois acontece.
Fazer o topo do Alvão, a pé, sózinho, apenas com a paisagem como limite. Sentir a pureza da iniciação.
Aqui fica a ideia.

TRILHO: TOPO DO ALVÃO

Mapas: Cartografia do Instituto Geográfico do Exército, 1:25000, nº 101-88- 74
Tipo: Percurso linear
Início: Barragem Cimeira, estrada N313, direcção Lamas de Olo, , junto ao cruzamento com estradão do Parque Natural do Alvão, encostado ao parque de merendas. Altitude de 1069 metros
Locais de Passagem: Seara, Caravelas, Outeiro do Cuco, Alto dos Fornos, Fojo, Meroicinha, Alto dos Merouços, Fraguinha Negra, Sombra, Ramalho e Gouvães da Serra.
Final: Gouvães da Serra. Aldeia a sul da A7-IC5, a oeste de Vila Pouca de Aguiar. A estrada de Vila Pouca de Aguiar que leva à lixa do Alvão (N206) atravessa o cruzamento para a estrada 557, que leva a Gouvães da Serra. Altitude de 944 metros.
Distância total aproximada: 17 Km
Cota máxima:

Descrição do Percurso:
Mapa 101
1­ Estradão do Parque Natural do Alvão (altitude de 1069m), direcção Este, primeiro cruzamento frente/esquerda.
2­ Seara (alt: 1170m), subindo até à Fonte do Marquês (1170m), com curva à direita seguida de curva à esquerda, contornando o Fogaré (alt: 1250m).
3­ Continuar a subir, direcção nor-nordeste, até ao esplendoroso pico do Alvão com o nome pouco telúrico de Caravelas (alt: 1330m), ponto mais elevado do percurso.
4­ a partir daqui o percurso é quase sempre linear, direcção nor-nordeste, quase sempre pelo topo da magnífica serra. Atravessa-se Lenha Grande (alt: 1323m).
5­ Alto do Seixinhal (1319m).
6­ Outeiro do Cuco (1282m)
7­ Fragas Grandes (1261m)
8­ alto dos Fornos (1278m)
Aqui há que mudar para o mapa 88
9­ Contorna-se por noroeste a Fraga da Pomba (1270m) até
10­ ao Fojo (1280m)
11­ Continuar até Meroicinha (1293m) sendo a direcção quase norte.
12­ Mais à frente há um cruzamento no Alto dos Merouços (1220m). Segue-se em frente para norte, até à
13­ Fraguinha Negra (1196m).
14­ Estender-se-á um percurso razoável de cerca de 2,5 Km até à Sombra, em Lavradas (1178m), contornando este outeiro por nordeste e encaixando novamente para norte.
15­ Com mais cerca de 2,5 a 3 km, atravessa-se as cercanias de Gouvães da Serra, através da Bouça do Rei e a seguir Ramalho A oeste, e Cadouço e Lajes das Portas a este. Almeja-se já a Aldeia e o descanso, aparecendo no mapa uma zona de vegetação mais elevada, uma vez que em todo o percurso as árvores serão escassas.

A EXPLORAR:
Recurso hídricos
Recursos eólicos
Água potável
Fauna e flora
Fotografia
Topografia (confirmação dos mapas e eventuais alterações)